Regulamento

Última revisão: 7 de Janeiro 2024

I – O NOSSO MANIFESTO

Guiado por um desejo de criar uma escola de equitação com um verdadeiro sentido de pertença e lugar, o CAMPUS nasceu em 2017.

Refletindo a verdadeira identidade da região, com a equitação na nossa raiz, o CAMPUS pretende elevar a fasquia no Alentejo, promovendo e desenvolvendo actividades equestres, no sentido de criar uma atmosfera de hospitalidade e progresso, onde os alunos se possam sentir em casa e evoluir na prática de equitação ou os nossos clientes possam simplesmente usufruir de uma experiência única.

As nossas pessoas e a nossa região estão na essência de tudo o que fazemos.

Procuramos criar e gerir projetos equestres excepcionais, em pequena escala, e que criem valor económico, social e ambiental que, por sua vez, é partilhado com a nossa comunidade.

O nosso objetivo é sermos sustentáveis, dando um contributo positivo para a região e procurando um verdadeiro compromisso com a nossa atividade.

1.1 – FEDERAÇÃO

  • A Federação Equestre Portuguesa é a entidade que regulamenta e supervisiona a atividade equestre em Portugal;
  • Todos os alunos CAMPUS são Federados em Janeiro (ou aquando da sua admissão), através da escola, independentemente da idade, sexo ou nível de formação;
  • Ser Federado permite ao cavaleiro/aluno usufruir do seguro da FEP, bem como poder participar em provas federadas.

 

II – ESCOLA de EQUITAÇÃO

2.1 – OBJECTIVO  

Promover e desenvolver, pela formação, o ensino da Equitação, aos seus alunos, ao nível da aquisição de conhecimentos, aprendizagem das diversas disciplinas, experiência com diversos cavalos da escola, formação prestada por múltiplos monitores, intercâmbio com outras escolas, entre outros.

2.2 – NORMAS INTERNAS

2.2.1 – TOQUE: Uso Obrigatório a alunos / proprietários / cavaleiros, sempre que estejam a montar a cavalo.

2.2.2 – MENSALIDADE: Pagamento entre o dia 1 e o dia 8 de cada mês.

2.2.3 – PONTUALIDADE: o aluno deve estar pronto para a aula, 10 minutos antes da mesma.

2.2.4 – SEGURO: Obrigatório, pela inscrição na FEP.

2.2.5 – PROIBIDO: Em aula, o uso de telemóvel, consumo de pastilhas elásticas, indumentária imprópria para a prática da actividade e diálogo com pessoas no exterior do picadeiro.

2.2.5.1 – É proibida a captura de imagens (fotografia e vídeo) dentro das instalações do CAMPUS.

2.2.5.2 – Os picadeiros (interior e exterior) e zonas técnicas são única e exclusivamente dedicadas aos alunos, monitores e membros da equipa CAMPUS.

2.2.5.3 – É proibida a permanência de pais, familiares e acompanhantes nos picadeiros (interior e exterior) e zona técnicas durante o período em que decorrem as aulas.

2.2.6 – EQUIPAMENTO: Os alunos devem apresentar-se devidamente vestidos e equipados para as aulas (botas altas ou botins c/polainas, calças de montar, toque, camisola da escola, stick e luvas).

2.2.6.1 – Em competição ou durante a distribuição de prémios, os participantes devem trajar de acordo com o Regulamento da Prova e/ou Federação Equestre Portuguesa.

2.2.7 – HORÁRIO: o horário da escola é fixado em Janeiro de cada ano, sendo as suas possíveis alterações informadas via mensagem para os grupos no WhatsApp.

2.2.8 – REPOSIÇÃO DAS AULAS: Apenas são repostas as aulas não dadas por impedimento do CAMPUS.

2.2.9 – As reposições são agendadas com a pessoa responsável pela coordenação geral do CAMPUS e em função da disponibilidade horária da escola, ou caso a situação assim o justifique, será efetuado acerto na mensalidade seguinte.

2.2.10 – Os Feriados (nacionais, locais, religiosos) NÃO conferem direito a reposição.

 

2.3 – NÍVEIS FORMAÇÃO

2.3.1 – INTERAÇÃO: Aulas destinadas a crianças até aos cinco anos – nestas aulas as crianças interagem com o cavalo, montam e ganham confiança com a atividade.

Estas aulas são de curta duração +/- 20 a 30 minutos, como proteção ao físico da criança não é tecnicamente aconselhado tempo superior.

2.3.2 – INICIAÇÃO: Aulas de volteio/adaptação à sela, destinadas a alunos que querem iniciar-se na equitação.

Estas aulas têm uma duração de +/- 40 a 50 minutos, conforme idade e capacidades do aluno.

2.3.2.1 – O aluno mudará de escalão logo que estejam reunidas condições para andar sozinho e com à vontade no cavalo, desde que confirmadas pelo monitor.

2.3.3 – Nível I – Integram este nível os alunos que transitaram da Iniciação, ou que aquando da “Aula de Experimental”, mostraram capacidades adquiridas para entrar diretamente para este Nível.

2.3.3.1 – Estas aulas são ministradas em “escola”, salvo se o aluno/encarregado de educação escolher a opção “aula individual”.

2.3.3.2 – O aluno manter-se-á neste nível até realização do “exame de sela 4”, altura em que transitará para o Nível II.

2.3.4 – Nível II – Integram este nível os alunos que efetuaram “exame de sela 4” com aproveitamento, ou detentores do mesmo aquando da admissão na escola.

2.3.4.1 – Estas aulas são ministradas em “escola”, salvo se o aluno/encarregado de educação escolher a opção “aula individual”.

2.3.5 – O custo das aulas, varia em função da periodicidade semanal.

 

III – COMPETIÇÃO

3.1 – Integram este nível os alunos que efetuaram “exame de sela 4”, com aproveitamento, e que pretendam dedicar-se à competição, numa ou mais disciplinas de equitação.

Nesta modalidade, os tempos de aula e os seus custos, são analisados caso a caso e em função dos objetivos de cada cavaleiro, formando turmas com objectivos mais específicos.

3.1.1 – O aluno manter-se-á neste nível até realização do “exame de sela 7”, altura em que transitará para o Nível ALTA COMPETIÇÃO.

3.2 – Desde que os alunos/cavaleiros reúnam condições de participação em competições equestres – qualquer que seja a modalidade ou nível – é fundamental, não obrigatória, a entrada em Competição.

3.3 – Regras de participação em Provas de Escolas:

3.3.1 – CAVALO DE ESCOLA: mediante solicitação dos alunos, ou do monitor, a Escola pode disponibilizar os seus cavalos para deslocação a provas.

Aos alunos é apresentado o orçamento individual para cada prova, o qual engloba o transporte e logística de cavalos, apoio do monitor e o custo das provas em que participa.

3.3.2 – CAVALO PRÓPRIO:

3.3.2.1 – Todos os alunos que saltem a partir de 0.80m, inclusive, é aconselhável a utilização de cavalo próprio;

3.3.2.2 – Mediante solicitação do aluno proprietário do cavalo, a Escola pode disponibilizar transporte do seu cavalo para provas;

3.3.2.3 – Ao aluno é apresentado o orçamento, o qual engloba transporte e logística do  cavalo e apoio do monitor;

3.3.3 – TRANSPORTE DE ALUNOS: Para qualquer dos casos anteriormente referidos, o transporte dos alunos é da exclusiva responsabilidade dos seus pais/encarregados de educação.

3.3.3.1 – Em casos extraordinários, e desde que não prejudique o normal funcionamento dos transportes, pode a escola, mediante orçamento prévio, também fazer o transporte dos alunos.

3.3.3.2 – Sempre que se verifique o parágrafo anterior, os alunos ajudam no apoio ao transporte dos cavalos, tanto na partida, como na chegada. 

3.3.4 – TRANSPORTE DE CAVALOS: A escola de Equitação garante aos alunos a colocação de cavalos em qualquer prova de equitação, em qualquer localidade, desde que inserida no plano de atividades competitivas da escola, bem como o acompanhamento de um ou mais monitores.

3.3.4.1 – Valores para comparticipação por aluno, são disponibilizados sempre antes das provas.

3.3.5 – Os alunos que integram turmas específicas de competição, tanto nos obstáculos (BAC) como no ensino (DRESSAGE TEAM) devem guiar-se pelo regulamento próprio de cada turma/disciplina, calendário de provas e respectivos valores.

 

IV – VALORES e PAGAMENTOS

4.1 – A Tabela de Preços é de acesso a todos, pais e alunos são sempre informados das condições e custos, antes do início da sua atividade.

4.2 – MENSALIDADES

4.2.1 – As mensalidades são calculadas em função da periodicidade das aulas;

4.2.2 – As mensalidades são pagas, entre o dia 1 e 8 de cada mês;

4.2.3 – As mensalidades são sempre devidas, mesmo em situação de ausência do aluno por faltas;

4.2.4 – Aquando do pagamento, o aluno deve solicitar comprovativo do mesmo;

4.2.5 – As mensalidades são revistas e atualizadas em Setembro de cada ano;

4.2.6 – A inscrição no CAMPUS não é cobrada;

4.2.7 – Sempre que o aluno pretenda deixar de frequentar a escola, tem o dever de avisar com trinta dias de antecedência sob pena de o CAMPUS cobrar a mensalidade seguinte.

4.3 – Descontos em mensalidades e outros serviços da escola:

4.3.1 – 5€ para o segundo e seguintes elementos do mesmo agregado familiar;

4.3.2 – Condições especiais para alunos com cavalo próprio apensado no CAMPUS;

4.3.4 – Os descontos referidos nos pontos anteriores, são cumulativos;

4.3.5 – Ausências prolongadas e por motivos de saúde podem beneficiar de ajuste no valor mensal, desde que devidamente comprovadas e aceites pela direcção.

4.4 – TRANSPORTES

4.4.1 – O custo do transporte e logística dos cavalos em deslocações para provas é suportado por todos os alunos participantes, seja qual for a data e o local onde a prova ocorra.

4.4.2 – Este valor é apresentado antecipadamente a cada prova e não beneficia de qualquer dos descontos atrás referidos.

4.4.3 – Transporte de cavalo próprio cavalo (provas ou outras viagens), tem o seu custo afixado em Tabelas de Preços.

4.4.3.1- O custo de transporte com cavalo próprio, não está abrangido pelos pontos 4.3.1 ; 4.3.2 e 4.3.3 do Ponto IV.

 

V – DIVERSOS

5.1 – As aulas ocorrem de segunda-feira a sábado, exceto feriados e períodos de férias do CAMPUS (qualquer alteração, será sempre publicada nos Grupos de alunos e de pais do CAMPUS).

5.1.1 – Quando ocorrem provas organizadas pelo CAMPUS aos domingos, na 2ª feira seguinte não haverá aulas, garantindo o descanso dos cavalos e assegurando o bem estar animal, bem como disponibilidade da equipa para desmontar a prova.

5.1.2 – Como os dias de provas, são considerados formação, as aulas referidas no ponto anterior, não conferem direito de reposição.

5.2 – O presente Regulamento é atualizado anualmente.

5.3 – Em tudo o omisso, será de decisão exclusiva da Direção e Direção Técnica.

5.4 – O presente Regulamento entra em vigor em 07 de Janeiro 2024, anulando e substituindo os anteriores.

5.5 – Para mais informações relativas a este regulamento por favor contacte o seguinte email: geral@equicampus.pt